Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mané ou Zé Baía? Como é que ficamos?

Esta sexta-feira, 14 de novembro, foi dia de “dupla oficialização” de selecionadores para a seleção nacional de basquetebol.

As 14h44, foi feito um comunicado, através da página oficial do facebook da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol dando as boas-vindas “ao treinador José ‘Zé’ Baía – o novo treinador principal da Seleção Masculina de Cabo Verde”.

No mesmo comunicado, fez-se a apresentação do Baía. Citando a mesma fonte um “ex-atleta que se tornou mentor (…). Ao longo dos anos tornou-se um dos treinadores mais respeitados do país, liderando equipas em todas as categorias — do minibásquete ao nível sénior — e ganhando experiência internacional com a seleção cabo-verdiana sub-16 no Afrobasket”.

Tudo normal, se algumas horas depois a Comissão de Gestão da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, não tivesse também apresentado o seu treinador para a mesma seleção. Neste caso, a recondução do Emanuel “Mané” Trovoada no cargo do selecionador.

O anúncio foi no final da tarde durante uma conferência de imprensa, onde Comissão de Gestão pede um posicionamento público do Governo. Para o presidente da comissão, José Semedo: “O Governo terá de se posicionar sob pena de deixarmos passar uma oportunidade da nossa Seleção Nacional participar neste evento. Hoje foi anunciado um treinador para a Seleção Nacional, quando todos sabemos que temos um treinador com contrato em vigor até agosto de 2026.”

A pergunta dos amantes do basquetebol é como é que ficamos? Quem é que estará a frente da nossa seleção na próxima janela de qualificação para o Mundial, que, diga-se de passagem, será disputada ainda durante o mês de novembro? A FIBA África, aguarda por esclarecimentos!

● Entretanto, Mané Trovoada já divulgou os convocados

Apesar da indefinição sobre quem será o selecionador nacional, sobre quem representará oficialmente a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol ou ainda sobre quem inscreve os jogadores na plataforma internacional (processo que segundo as informações, termina no inicio da próxima semana), Emanuel Trovoada já divulgou a sua lista dos convocados.

Lista dos 14 atletas convocados: Kenetti Mendes, Ivan Almeida, Walter “Edi” Tavares, Anderson Correia, Patrick Spencer, Ailton Marques, Joel Almeida, Roesley Mendes, Anim Delgado, Patrick Lima, Shane da Rosa, João Embaló, David Bucelli e Leandro Monteiro.

Lembrando que, a meio desta semana, os jogadores tinham tornado público um comunicado onde afirmaram que não representariam a Seleção Nacional, caso a FCB continuasse a ser liderada pelo presidente Hélder Gonçalves e a sua equipa diretiva.

Como é que ficamos?

Deixar um comentário