O árbitro central cabo-verdiano Juanilson Gomes é, aos 34 anos de idade, e assistente, Sandra Tavares, são os dois mais recentes cabo-verdianos a passarem a categoria de internacional da FIFA.
● Juanilson Gomes
Formado em 2012 e, neste momento, a apitar na região desportiva de Santiago Sul (também apitou durante dois anos na região desportiva da Boa Vista, onde inclusive chegou a ser eleito o melhor árbitro), Juanilson tem feito uma carreira de forma muito sólida.
Fez a sua estreia nas competições nacionais em 2018/19. O seu primeiro jogo a nível nacional foi na Taça de Cabo Verde entre as equipas do GD Palmeira (ilha do Sal) e Figueirense (ilha do Maio).
A partir daí, já fez jogos das meias-finais, tanto como árbitro central, como quarto árbitro do Campeonato Nacional, Taça de Cabo Verde e da Taça Independência.
O novo árbitro central internacional FIFA, Juanilson Gomes, que também é instrutor de condução, tem a arbitragem no sangue.
Pois, ele é filho do Senhor António Gomes “Preta”, antigo árbitro de categoria nacional, preparador físico da CAF e da FIFA, falecido recentemente.
● Sandra Tavares “Felicia”
Sandra Tavares, de 29 anos, é a outra felizarda. Árbitra assistente da região desportiva de Santiago Norte é a partir de agora uma das três mulheres cabo-verdianas a puderam-se gabar de serem internacionais da FIFA. Outras duas, são Marisa Monteiro e Ana Fernandes.
Antiga atleta de futebol, Felicia ganhou o gosto pela arbitragem após ter participado numa ação de formação. E a sua carreira já leva mais ou menos 5 anos.
Começou por apitar jogos da segunda divisão (em Santiago Norte) até chegar a categoria nacional e agora internacional.
Apesar dos obstáculos, Sandra tem vindo a provar que ter optado pela carreira de arbitragem foi uma boa escolha. Quem a conhece a descreve como sendo uma profissional dedicada.
● Cabo Verde: 10 árbitros internacionais FIFA
Com os feitos alcançados por Juanilson Gomes e Sandra Tavares, Cabo Verde conta agora com dez (10) árbitros internacionais, quatro (4) centrais e seis (6) assistentes.
Árbitros centrais: Fabrício Duarte (internacional desde 2014), Ana Fernandes (2020), Leónidas Barbosa (2024) e Juanilson Gomes (2026).
Árbitros assistentes: Wilson Fernandes (2016), Hélio Semedo (2017), Aritson Fonseca (2017), Marisa Monteiro (2020), Djery Lopes (2021) e Sandra Tavares (2026).
GAFT Sports


