Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Filomena Fortes galardoada pela ACNOA no Fórum sobre a Igualdade do Género

Durante o 3º Fórum sobre a Igualdade do Género organizado pela Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), Filomena Fortes, Presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, recebeu das mãos do Moustapha Berraf, Presidente da ACNOA, o Troféu Igualdade de Género.

Trata-se de uma condecoração que, citando a nossa fonte, “agracia o percurso inspirador de uma mulher que encarna liderança, determinação e engajamento para a paridade no desporto africano”.

A mesma fonte enfatiza que “Filomena Fortes impôs-se ao longo dos anos como uma voz forte e respeitada, defendendo sem de forma implacável o lugar e o reconhecimento das mulheres em todas as esferas do movimento desportivo. (…) Através do seu trabalho, integridade e visão, ela abriu caminho a uma nova geração de mulheres líderes, provando que o desporto é uma poderosa alavanca da igualdade e da transformação social.”
Filha de mãe cabo-verdiana e pai angolano, de ascendência também cabo-verdiana, os primeiros passos no mundo do desporto de Filomena Fortes começam na capital angolana, Luanda.

Fortes já fez praticamente tudo no mundo do desporto, a saber: atleta, professora, treinadora, presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, presidente do Comité Olímpico cabo-verdiano, vice-presidente da ACNOA e membro do Comité Olímpico internacional, são alguns exemplos.

✍️ GAFT Sports

Deixar um comentário