A ilha do Caribe, com uma população que ronda as 156.000 pessoas, garantiu o apuramento para o Mundial 2026 ao empatar com a Jamaica e destronou a Islândia, anteriormente detentora do recorde. Cabo Verde passa para o terceiro dessa lista.
A qualificação automática dos organizadores Estados Unidos, México e Canadá deu a alguns países da CONCACAF a oportunidade única de assegurem o passaporte direto para o torneio.
Curaçao, assim como Cabo Verde, tem um clima seco e quente, belas praias, uma vasta população residente na diáspora (especialmente nos Países Baixos) e uma língua muito parecida ao crioulo cabo-verdiano.
Esta pequena nação tem uma particularidade: é a única seleção a garantir o apuramento para o Mundial sem ter utilizado nenhum jogador que nasceu no seu território. A totalidade dos jogadores convocados nasceram e fizeram praticamente todo o seu percurso no futebol neerlandês.
● Líder do seu grupo durante a qualificação
Num grupo composto por seleções como Jamaica, Trinidade e Tobago e Ilhas Bermudas, Curaçao terminou a fase de quase na liderança do seu grupo.
Somou 12 pontos em 6 jogos. Frutos de 3 empates, 3 vitórias, 13 golos marcados e 3 golos sofridos.
Na madrugada de terça para quarta-feira, defrontou, fora de casa, a seleção do Jamaica.
Jamaica, que terminou segundo classificado com 11 pontos, precisava vencer para assumir a liderança do grupo e garantir o apuramento direto. Porém, o jogo terminou empatado (0-0). Resultado que deu o apuramento ao Curaçao e atirou Jamaica para o play-off intercontinental.


