Já estamos praticamente no final do dia 27 de dezembro, porém não poderíamos perder esta oportunidade para homenagear um dos melhores médios ofensivos, camisa 10, do futebol nacional de todos os tempos: Oceano Jorge Monteiro!
Natural de Santo Antão, Oceano nasceu em 1984, é professor e esta época regressou a Académica do Porto Novo proveniente do Paulense.
Começou a dar os primeiros passos no futebol ainda na sua zona, no concelho de Paul, até tornar-se atleta federado nos Foguetões.
Ao longo da sua carreira já venceu títulos, em praticamente, todos os clubes que representou. Deixamos aqui alguns exemplos: FC Derby (campeão regional de São Vicente), Académica do Porto Novo (oito vezes campeão regional de Santo Antão Sul, além das taças), UD Santo Crucifixo, Rosariense CRG e Paulense DC (todos campeões regionais e vencedores das taças de Santo Antão Sul, recordando que no Santo Crucifixo foi ainda vencedor da Taça e da Supertaça de Cabo Verde).
A nível individual foi eleito por quatro vezes o Melhor Jogador do Campeonato Nacional (sendo que em 2010/11 foi o segundo melhor marcador da prova), duas vezes considerado o Melhor Jogador de Santo Antão e uma vez reconhecido como Atleta do Ano na Gala do Desporto realizado na ilha Brava.
Apesar de não ter sido futebolista profissional, Oceano considera que realizou alguns sonhos, nomeadamente representar a seleção nacional e ter vencido duas competições nacionais (Taça e Supertaça de Cabo Verde).
Esteve várias vezes muito perto de sagrar-se campeão nacional. Foi três vezes finalista vencido (duas vezes ao serviço da Académica do Porto Novo e uma vez ao serviço do FC Derby), além de ter atingido as meias-finais várias vezes. E em 2022/23 esteve a um passo de levar o CRG Rosariense a final do Campeonato Nacional que viria a realizar-se na ilha do Maio.
Também não conseguiu levar a seleção de Santo Antão a conquista da Taça Independência (Inter-Ilhas), apesar de ter disputado três finais.

Estes troféus que ficaram por conquistar, não beliscam a magnífica carreira que Oceano teve. Ele, que confirmando ser um “multiatleta”, além de futebol, praticou ainda voleibol, ténis, andebol, futebol de praia, basquetebol, e é considerado, por muitos adeptos da sua ilha natal e pelos colegas/adversários, como sendo um excelente praticante de futsal.
Oceano não joga apenas futebol; ele gere o caos no relvado com a serenidade de um mestre, provando que a bola, nos pés de um génio, se torna pura arte em movimento.
Fonte / Dados: SportsMídia


